Governo «omitiu» à UNESCO informação sobre barragem do Tua
Partido Os Verdes vão pedir reunião urgente ao Comité Mundial daquela organização para clarificar tudo
http://www.tvi24.iol.pt/politica/barragem-do-tua-tua-foz-tua-unesco-os-verdes-tvi24/1447466-4072.html
O Partido Ecologista Os Verdes acusou esta quarta-feira o Governo de ter enviado à UNESCO informação «omissa e contraditória» relativa à construção da barragem de Foz Tua, pretendendo «esclarecer» o assunto junto do Comité Mundial daquele organismo.
«Os Verdes vão solicitar hoje mesmo uma reunião urgente ao Comité Mundial da UNESCO, em Paris, para clarificar toda a informação relativa à construção da barragem», afirmou, em conferência de imprensa, no Porto, a dirigente do partido Manuela Cunha.
Em causa está, anunciou, o projeto de deliberação e a «inconsistência do documento sobre o estado de conservação do Alto Douro Vinhateiro que a sustenta», apresentados pelo Centro do Património Mundial para a próxima reunião do Comité Mundial da UNESCO que decorrerá em junho, no Camboja.
O partido ecologista está «preocupado com a aparente resignação da UNESCO», tendo em conta que o documento em causa «afasta-se muito do relatório da missão conjunta realizada em julho e agosto e chega mesmo a desvirtuar este relatório».
Para Os Verdes, esta «aparente mudança de rota da UNESCO advém de um zelo diplomático que não tem limites», do qual «o antigo embaixador de Portugal Seixas da Costa se vai gabando no seu blogue».
Em julho de 2012, o Comité do Património Mundial da UNESCO pediu ao Estado português para «abrandar significativamente» a construção da barragem de Foz Tua até à realização de um estudo sobre os impactos da hidroelétrica no Alto Douro Vinhateiro.
|